Embora a ciência e a medicina seccione o corpo humano em diversas áreas para obter maior assertividade nos tratamentos e diagnósticos, entendemos que todas elas se conectam em harmonia, como uma orquestra sinfônica composta por diversos instrumentos.
O cérebro humano é uma central de conexões neurais que se comunica e otimiza a integração entre todas as partes do corpo mediante o sistema nervoso periférico. As sinapses originadas no cérebro enviam e recebem estímulos e comandos, orquestrando as nossas necessidades bio, psico e sociais.
Os constantes e exponenciais avanços da ciência no mapeamento cerebral nos oferecem mais alternativas para tratamentos e intervenções diretamente no cérebro para atender as necessidades de diferentes partes do corpo e do comportamento humano.
As sinapses neurais são transmissões de impulsos nervosos realizadas em correntes elétricas que se dissipam com informações e estímulos. Portanto, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) tem como objetivo estimular as regiões cerebrais específicas que são responsáveis pela produção dos sintomas e doenças a serem tratados.
Com um equipamento especializado, sofisticado e de alta precisão podemos gerar um campo magnético direcionado a partir de bobinas de cobre que produzirão campos elétricos nos locais designados com estímulos excitatórios ou inibitórios de acordo com o diagnóstico e objetivos do tratamento.
A partir da escuta ativa acerca da percepção do paciente sobre os sintomas e incômodos
e do trabalho
interdisciplinar com outros profissionais da área da saúde que o atendem, é realizado
o mapeamento cerebral para
desenvolver o protocolo a ser utilizado. Neste protocolo definimos
a intensidade dos estímulos necessários, a
frequência das ondas e o
cronograma geral do tratamento que passa por diferentes fases de acordo com cada caso.
Como um músico que ensaia todos os dias para melhorar sua técnica e superar qualquer falha, a EMT é um estímulo que quando realizado repetidamente é capaz de alterar os padrões de comportamento cerebrais que ocasionam os sintomas, doenças e comportamentos que levaram o paciente a optar pelo tratamento, levando ao aperfeiçoamento e melhorias significativas.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) promove a proteção e renovação neural, trazendo os inúmeros benefícios do rejuvenescimento neural para o bem-estar dos pacientes que optam por este tratamento. Uma vez que os estímulos físico-químicos propiciam a formação de novos neurônios, podem contribuir para diversas possibilidades de melhorias na saúde cotidiana dos pacientes uma vez que o envelhecimento ocasiona a perda natural de muitas células do sistema nervoso.
- A EMT não é indicada para pacientes com histórico de crise epiléptica pois mesmo com os protocolos alinhados, os estímulos podem deixar o paciente mais suscetível a uma crise epiléptica devido ao seu histórico - Por exigir sessões diárias nas primeiras fases do tratamento, a EMT não é indicada para pacientes que não estiverem dispostos a realizar o cronograma pois o não comparecimento às sessões compromete a eficácia do tratamento.